Quarto de criança: bonito, funcional e, principalmente, muito divertido!

 Quarto de criança: bonito, funcional e, principalmente, muito divertido!

Mudou de casa e pretende montar um quarto novo? Ou o bebê cresceu e chegou a hora de reformar o antigo quartinho? Inspirações e ideias não faltam! Veja como é possível unir estilo, conforto e muita diversão em um só ambiente.



Quarto de dormir também se transforma em brinquedoteca (Foto: Adriana Barbosa)

  

Na hora de projetar o quarto das crianças não existe uma regra. O importante é entender o perfil do seu filho e buscar cores e elementos que mais se identifiquem com a personalidade dele. Mas uma coisa é certa, criança é criança! E todas elas adoram diversão! Por isso, selecionamos diversas opções de ambientes para você se inspirar que não abrem mão da brincadeira!

QUARTO DE MENINA SEM ROSA

Sua filha adora amarelo ou tons de azul? Não tem  problema! Foi-se o tempo em que a decoração para o quarto de menina se restringiam apenas ao rosa ou lilás. Aqui, o verde é o diferencial, sem deixar de lado a delicadeza.

"Hoje em dias as pessoas já não querem mais aquele quarto tão previsível. Por isso, uma coisa que está super em alta é mesclar o rosa, por exemplo, com cores não convencionas como o verde ou cinza", explicou a arquiteta Beatriz Quinelato.



Fugindo do rosa: quarto de menina verde e delicado (Foto: Adriana Barbosa)

  

Nesse caso, os pais pediram um quarto mais divertido para a filha poder desfrutar do ambiente. A arquiteta fez questão de caprichar na criação da marcenaria, da Art House, que ganhou um design alegre, descontraído e com muito estilo.

Mudanças simples e baratas, também podem dar uma nova cara aos móveis. A cômoda, que era branca, foi personalizada com adesivos de cactos. O céu estrelado, do Shopping dos Lustres, e o pendente de nuvem, da Ameise Design, compõem o visual. Os objetos, da Betsy Decor, juntamente com o estofado do canto da leitura, da Casa Vestida, deram um toque todo especial ao quartinho.



Toca da leitura super estilosa e aconchegante (Foto: Adriana Barbosa)

 

UM NOVO AMBIENTE QUE LEMBRA O ANTIGO QUARTO

Os pais pediram um novo quarto para o filho, mas não queriam sentir muitas saudades do quartinho antigo de bebê. Para isso, a arquiteta desenvolveu vários elementos que conectasse o pequeno morador ao seu novo habitat. A pintura da árvore, feita a mão, trouxe um ar mais descontraído e harmoniza muito bem com a marcenaria colorida.



Quarto ganhou diversos elementos lúdicos (Foto: Adriana Barbosa)

 

O cantinho ou a "toca da leitura" e a escrivaninha personalizada acompanham a nova fase de aprendizado e desenvolvimento da criança. Já as prateleiras, da Primalina Marcenaria, foram especialmente criadas para destacar a coleção de bonecos. Notaram o detalhe da cama com uma cabana, da Ameise Design? Linda e charmosa!



Destaque para a toca da leitura e a prateleira de bonecos (Foto: Adriana Barbosa)


MUITO ESPAÇO PARA A DIVERSÃO

A prioridade dos pais era fazer com que o filho pudesse aproveitar ao máximo cada cantinho do seu quarto. Por isso, pediram uma intervenção criativa e a arquiteta atendeu prontamente.

Os diferenciais deste ambiente são o escorregador e a grande área de lousa. "É legal trazer elementos lúdicos pra que não seja um espaço só pra dormir. Vale de tudo: parede de escalada, casinha, tenda...", completou Beatriz.



Lousa e escorregador garantem a diversão (Foto: Adriana Barbosa)

 

O céu estrelado em madeira de cor natural, a árvore para acomodar os livros e a escrivaninha, tudo da MPS Marcenaria, completam o ambiente lúdico que serve, ao mesmo tempo, para dormir e brincar. Destaque também para o espaço livre ao centro, ideal para montar jogos e pistas de carrinhos.



Parede estrelada e bastante espaço no chão para brincar (Foto: Adriana Barbosa)

 

APROVEITANDO TODO O ESPAÇO

Quando o problema é falta de espaço, o desafio é aproveitar cada cantinho. Ou seja, fazer com que o ambiente seja funcional, sem perder o aconchego e a beleza. Neste projeto, da GAM Arquitetos, a bicama é usada como sofá durante o dia e a estante também serve para guardar objetivos. Os dois móveis são da Bontempo Salvador.


Bicama e estante: bonitas e funcionais (Foto: Rodrigo Melo)

 

Segundo os arquitetos, o quarto foi pensado para uma criança de 2 anos, no entanto, pode ser facilmente adaptado para quando ela crescer. Para aproveitar todos os espaços, foi criado um revisteiro atrás da cama e um móvel com portas e nichos para brinquedos.

 

Cada cantinho muito bem aproveitado (Foto: Xico Diniz)

 

 

 

DOIS QUARTOS COM A MESMA SINTONIA

Para quem tem mais de um filho, a dica é seguir um mesmo conceito nos dois ambientes. Nesse caso, o padrão são o cinza e o madeira. O projeto, da Triplex Arquitetura, priorizou as cores claras como o verde e o azul que transmitem paz e tranquilidade. Os móveis foram desenhados sob medida e personalizados especialmente para a idade das crianças, com exceção do berço, que é da Ameise de Design.

 

 


Cama criativa e estilosa em madeira (Foto: Felipe Araújo)

 

 

No quarto do bebê, o destaque vai para o armário em degradê de azul que "abraça" a cama de apoio. Uma solução que, além de linda, é super funcional, já que cria diversos espaços para guardar os objetos e roupas da criança.

 


Detalhe para o móvel que abraça a cama de apoio (Foto: Felipe Araújo)

 

 

Outro ponto atrativo do projeto são as inúmeras possibilidades que ele oferece no futuro. A medida em que o bebê for crescendo, é possível fazer alterações pontuais, como trocar o berço por uma cama e substituir a cama de apoio por uma bancada.

Tons pasteis e o degradê transmitem harmonia e tranquilidade (Foto: Felipe Araújo)

 

Fonte - https://revistacrescer.globo.com/Familia/Casa-e-Decoracao/noticia/2018/10/quarto-de-crianca-bonito-funcional-e-principalmente-muito-divertido.html